Os Créditos para os Textos Seleccionados, a partir de Obras adquiridas, pertencem INTEGRALMENTE ao(à) seu(sua) Autor(a) ou Descendentes e Herdeiros e respectiva Editora. Os textos que não possuam a referência do Livro de origem, foram-nos enviados por amigos ou por pesquisas na net, pelo que, se alguma Entidade ou Indíviduo, considerar que estarmos a violar os seus direitos, por favor contacte-nos, e o(s) texto(s) serão prontamente retirados, assumindo que a queixa seja devidamente fundamentada.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Minha mãe amassa o pão

MINHA MÃE AMASSA O PÃO

"Minha mãe amassa a vida,
E a vida cabe-lhe inteira 
Na farinha desmedida,
No infinito da peneira.

Minha mãe amassa o dia,
No alguidar, sobre o banco,
E do forno da alegria
O pão loiro sai tão branco.

Minha mãe amassa o ar,
Duma leveza infinita- 
Quando fica a levedar,
A massa inteira levita.

Minha mãe amassa as flores,
As que no campo se dão-
E há mil cheiros, mil sabores
Numa fatia de pão.

Minha mãe amassa e diz
Pra dentro do coração, 
Que só pode ser feliz
Quando os outros também são.

Minha mãe amassa o verde
Duma seara de trigo-
Vais matar-me fome e sede,
Alentejo, eu te bendigo!


Poema de António Simões, Natural de Beringel, e professor em Estremoz, in "Minha mãe amassa o pão", Câmara Municipal de Beja, 2001.

1 comentário:

jorge vicente disse...

António Simões...

Conheci-o em Silves, na Bienal de Poesia. Ele é um grande poeta e o pai de uma das minhas melhores amigas :)

Abraços
Jorge